Escovar os dentes após cada refeição é algo que já está no hábito da maioria das pessoas, mas você sabe a importância de realizar a higiene bucal nas crianças, principalmente após o consumo de doces? A odontopediatra Nicolly Bonai conversou com o Oeste Mais e explicou um pouco sobre os motivos de não deixar a escovação de lado neste período de “pós-Páscoa”. 105z4z
Qual a importância de escovar os dentes após cada refeição e principalmente após o consumo de doces?
Quando ingerimos algum alimento que seja um carboidrato com capacidade de fermentar, o pH da saliva sofre uma queda, deixando o meio bucal mais propício a desenvolver cárie.
“Para explicar de forma simples, quando há uma baixa no pH, os dentes acabam liberando alguns minerais da sua estrutura para equilibrar este pH e restabelecê-lo. Depois de algum tempo, quando a saliva volta ao normal, esses minerais voltam para o dente. Os doces e chocolates, são carboidratos fermentáveis, que causam este mesmo processo. Na época de Páscoa, as crianças ganham ovos e outros doces e o que geralmente acontece, é que de pouquinho em pouquinho, acabam comendo mais um doce”, destaca Nicolly.
Desta forma, conforme a dentista, o pH fica sempre baixo e os dentes continuam liberando seus minerais, porém estes não conseguem voltar para os dentes, gerando a chamada desmineralização dentária, que se continuar por alguns dias, ocasiona uma lesão de cárie.
Doces provocam mais cáries?
“Sim, comer doces aumenta a chance de desenvolver a doença cárie, principalmente se ingeridos em intervalos curtos de tempo e se não houver a escovação após ingestão”, explica a odontopediatra.
Além disso, quando nos alimentamos, há a formação da placa bacteriana, que é uma junção das bactérias e dos restos de alimentos que se aderem aos dentes.
“Por isso, após cada refeição devemos escovar os dentes para remover esta placa, que pode causar problemas gengivais e também cáries”, frisa. As crianças necessitam de uma atenção maior quando se diz respeito à escovação, que deve ser supervisionada pelos pais.
Confira abaixo algumas ficas para evitar o desenvolvimento de cárie nos dentes de crianças:
► Limitar a ingestão de doces, chocolates, salgadinhos e todas as guloseimas que, inclusive, as crianças amam;
► Escovar os dentes após cada refeição, incluindo quando há ingestão de doces;
► Utilizar creme dental com flúor acima de 1.100 ppm (ver na embalagem);
► Supervisionar a escovação do filho, auxiliando-o a escovar e ar o fio dental em todos os dentes;
► Usar uma escova com a cabeça pequena e cerdas macias;
► Levar a criança ao dentista odontopediatra para fazer uma avaliação.
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo