Mais de 500 profissionais de saúde mental participam de capacitação para atender atingidos pelas enchentes 32623b

Formação foi conduzida por especialista em psicologia de emergências e desastres. l5d6m

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

10/05/2024 13h59 - Atualizado em 10/05/2024 14h00 1o206j



Para o acolhimento e cuidado dessas pessoas, a escuta é considerada essencial (Foto: Governo do RS)

Uma capacitação online sobre cuidado em saúde mental com a população atingida pelas enchentes no Rio Grande do Sul teve a participação de mais de 500 profissionais de saúde na quinta-feira, dia 9. Promovida pela Secretaria da Saúde (SES), a formação foi conduzida pela especialista em psicologia em emergências e desastres, Débora Noal, que está atuando com a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. 6y1924

Débora compartilhou orientações sobre a abordagem e os cuidados com as pessoas em sofrimento emocional ocasionados pelos eventos climáticos.

O guia sobre primeiros cuidados psicológicos para trabalhadores que estão na linha de frente, publicado pela Organização Pan Americana de Saúde (Opas), orienta sobre as formas de acolher e escutar pessoas vítimas de desastres que se encontram em condições traumáticas.

Perdas de entes queridos, abandono repentino das residências, trabalho e subsistência, necessidade de se deslocar para abrigos, falhas de comunicação e falta de informações sobre familiares e amigos, bem como perdas de animais de estimação, são fatores que afetam a saúde mental e emocional.

Para o acolhimento e cuidado dessas pessoas, a escuta é considerada essencial, junto do oferecimento de cuidados para suprir necessidades básicas – como alimentação, água e informações sobre serviços e es sociais. 

A estratégia de atenção psicossocial desenvolvida pela SES a pela qualificação dos trabalhadores de saúde. O foco também é reconstruir as redes de atendimento onde for necessário.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.