Os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes infantis foram ampliados em Santa Catarina com a inauguração da nova UTI Pediátrica do Hospital São Francisco, em Concórdia, no Oeste de Santa Catarinense. A ala foi entregue oficialmente na última sexta-feira, dia 10. 4i436g
Com a abertura do novo espaço, o hospital a de 12 para 20 leitos de UTI infantil, sendo 10 neonatais e 10 pediátricos. Dos novos 8 leitos, 4 serão para atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e estão elencados no Plano de Ação Estadual de Enfrentamento à Síndrome Respiratória Aguda Grave, com ree diário de R$ 2 mil.
“Esses novos leitos são de extrema importância, eles nos ajudam a reduzir os vazios assistenciais que temos no estado e ampliar o atendimento. É um movimento que estamos fazendo desde o início da gestão, com um olhar atento às nossas crianças”, afirma a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.
Os leitos serão custeados pelo estado até a habilitação federal. O ree será realizado do Fundo Estadual de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde de Concórdia, que direciona os valores ao hospital.
Para o diretor do hospital, Claudemir Andrighi, essa é uma grande conquista para a região. “Esse novo espaço, na verdade, é um sonho para todos nós. Foram milhares de pessoas que aram pela nossa UTI e com o aumento da população, o aumento da economia da nossa região, a UTI atual ficou pequena e nós tivemos que fazer esse investimento. Isso dá tranquilidade para os nossos obstetras e para os nossos pediatras atenderem seus pacientes de alto risco. Isso nos dá segurança para as pessoas que aqui procuram um hospital no centro obstétrico para ter o seu bebê”, comemorou.
A nova UTI, mais moderna, conta com 850 metros quadrados de área. A obra foi iniciada em setembro de 2023, com um investimento de R$ 5 milhões entre recursos do governo estadual, através de emendas parlamentares, e recursos próprios da unidade. Os valores contemplam a parte de obra civil, móveis e equipamentos.
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo
Oeste fecha primeiro trimestre com menor taxa de desemprego de SC