Santa Catarina é o sétimo estado do país em casos de câncer bucal, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Por conta disso, o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) alerta para a doença responsável por causar transtornos para os pacientes, como dificuldades para mastigar e engolir alimentos. 5b583i
O “Maio Vermelho” chama a atenção para o diagnóstico da doença, além da importância de ser feito precocemente.
Em 2023, o Cepon, unidade do Governo do Estado, realizou 539 consultas relacionadas ao câncer bucal, também conhecido como câncer de cavidade oral. Trata-se de um aumento de 9% em relação ao ano anterior.
Conforme a gerente técnica do Cepon, Mary Anne Taves, o câncer de cavidade oral tem maiores chances de cura e menos sequelas quando identificado e tratado precocemente. Ela destaca a importância de buscar imediatamente um especialista, dentista ou médico especializado, ao suspeitar de câncer bucal, para uma avaliação e solicitação de exames que confirmem ou descartem a suspeita.
Segundo o Inca, em 2024 a doença deve afetar 650 pessoas em Santa Catarina. Por isso, medidas simples como manter uma boa higiene bucal, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, usar preservativos durante a prática de sexo oral, manter uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras, e estar atento a mudanças na coloração ou no aspecto da boca, são essenciais para a prevenção.
Atenção aos sintomas
Os principais sintomas de alerta para possível câncer bucal são: feridas na boca que não cicatrizam em até 21 dias; nódulos persistentes ou espessamentos na bochecha; áreas vermelhas ou esbranquiçadas nas gengivas, língua ou revestimento da boca; mau hálito intenso e persistente; dor ao redor dos dentes ou da mandíbula; dificuldade para mastigar; saliva com traços de sangue, além de dor de ouvido, são sinais de alerta para casos de câncer bucal.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo