É comum confundir gripe, alergia, resfriado e rinite, pois esses problemas compartilham sintomas semelhantes e podem causar bastante desconforto no dia a dia. No entanto, para obter um diagnóstico preciso, é fundamental consultar um médico. Antes de explorar as diferenças entre esses problemas, é importante entender melhor cada um deles. 3y43t
Gripe
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório causada pelo vírus da influenza, que se propaga facilmente. Existem quatro tipos de vírus influenza: A, B, C e D. Para os humanos, os tipos A e B são os mais preocupantes, responsáveis por grandes epidemias de gripe.
De acordo com a coordenadora médica do serviço de controle de infecção relacionadas à assistência de saúde, do Hospital Regional do Oeste (HRO), em Chapecó, Carine Kolling, "os quadros gripais têm início mais abrupto, apresentam febre, mal-estar agudo, além de dor de garganta mais intensa, congestão nasal, coriza e tosse. As manifestações costumam durar períodos mais longos, de sete a dez dias. Para alguns grupos de pacientes pode haver indicação de tratamento com antiviral específico."
Alergia
A alergia é uma reação exagerada do sistema imunológico a substâncias que normalmente não causam problemas na maioria das pessoas. Essas substâncias podem ser inaladas, ingeridas ou entrar em contato com a pele. Alguns alérgenos comuns incluem pólen, ácaros, mofo, pelos de animais, certos alimentos, picadas de insetos e alguns medicamentos.
"Os quadros alérgicos são manifestações de uma hiper-reatividade do nosso corpo frente a algum agente ambiental. Podem se manifestar como rinite alérgica, predominantemente com congestão nasal e coriza que se inicia abruptamente e costumam cessar em pouco tempo de maneira espontânea ou com uso de medicação (anti-histamínicos); em pessoas com história de asma pode haver chiado no peito e falta de ar, que melhoram com uso de broncodilatadores (bombinhas); também é possível a ocorrência de manifestações cutâneas como lesões avermelhadas com coceira associada", explica Carine.
Resfriado
O resfriado é uma doença respiratória causada por diversos vírus, principalmente o rinovírus, mas também pelo para-influenza e pelo vírus sincicial respiratório (RSV). Os sintomas são parecidos com os da gripe, como coriza, congestão nasal e desconforto na garganta, mas são geralmente mais leves. O resfriado dura poucos dias e não costuma causar problemas graves de saúde.
Segundo Carine Kolling, "há uma grande quantidade de vírus que podem causar resfriados e para a maior parte deles não há tratamento específico além dos sintomáticos. A Covid-19 muitas vezes se enquadra dentre as causas de resfriado e para pacientes com maior risco de agravamento do quadro pode-se optar pelo uso de antiviral específico."
Rinite
A rinite é a inflamação da mucosa do nariz devido à exposição a alérgenos como ácaros, pelos de animais, pólen e bolores. Atinge cerca de 25% das crianças e causa espirros repetidos, coriza, coceira no nariz, congestão nasal, olhos vermelhos e irritados, além de outros sintomas como tosse crônica noturna, sinusite, amigdalites e faringites.
Identificação
Quando procurar ajuda
É fundamental consultar um médico para um diagnóstico preciso. "Pacientes que apresentem os sintomas citados acima devem procurar atendimento preferencialmente nas unidades básicas de saúde ou pronto atendimentos, a não ser quando têm presença de falta de ar importante, piora importante do quadro clínico ou encaminhados de outras unidades quando houver indicação", destaca a coordenadora.
Tratamentos
O tratamento adequado deve ser indicado por um médico. Para sintomas leves, algumas medidas podem ajudar:
A gripe, o resfriado e as alergias, são doenças que normalmente não evoluem para casos graves, por isso, a referência em atendimento se dá na unidade de saúde próxima da residência do paciente, ou nos prontos atendimentos.
Intenção de consumo em SC atinge maior índice para maio desde 2014
Mãe e padrasto são condenados por torturar criança de 4 anos em SC