O chocolate é um alimento que está no dia a dia de muita gente. Há quem prefira chocolate preto, entre branco, ao leite, amargo ou ainda em outros formatos como trufas e bombons com recheio. 366n5g
Mas e será que dá pra comer chocolate e ainda assim manter uma dieta saudável? Quais são os benefícios dele? Pode comer todos os dias? Chocolate causa acne? Todas essas dúvidas foram respondidas ao Oeste Mais pela nutricionista especializada em emagrecimento há mais de 12 anos, Talita Fachinello. Confira abaixo:
Quais são os benefícios do chocolate?
O chocolate amargo - 70% ou mais de cacau, é um alimento cheio de antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce da pele. Além disto, o chocolate estimula a produção de endorfina, o hormônio da felicidade, e contém triptofano, que pode ajudar a relaxar e melhorar o humor.
“Eis aqui uma grande explicação para a vontade de chocolate quando estamos tristes ou irritados”, destaca Talita.
Flavonoides também podem ser encontramos no chocolate e podem aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro, potencialmente melhorando a função cognitiva.
De acordo com a nutricionista, é importante entender que estes benefícios todos estão no cacau, portanto quanto maior a quantidade de cacau, maiores as chances destes benefícios se tornarem reais. “Tudo depende do equilíbrio da tua alimentação e rotina, não adianta comer chocolate 70% cacau para ficar com a pele bonita e de bom humor se não bebe um copo de água e vive sedentária”, diz.
Mas então chocolates com 30%, 50% de cacau ou o branco, que nem cacau tem, fazem mal?
“Precisamos entender que quanto menos cacau, mais gordura e açúcar tem neste chocolate, e estes dois ingredientes podem trazer prejuízos sim. Entre eles, o aumento de peso e glicemia (diabetes), além de contribuir - em conjunto com uma alimentação desequilibrada - para o surgimento de acne”, destaca Talita.
Comer ou não comer chocolate?
“Se você gosta, coma o chocolate com 70% ou mais de cacau, é a melhor opção. Agora se você não gosta, te convido a desenvolver o paladar e provar. Mas não precisa deixar aquele seu chocolate preferido, que talvez tenha uma memória afetiva envolvida, só porque ele não é a melhor escolha. Aprenda a comer com atenção e em quantidades adequadas, equilibrando dentro de uma rotina alimentar com alimentos nutritivos”, detalha a profissional.
Uma dica da nutricionista é tentar uma nova maneira de degustar o chocolate.
“Escolha o seu preferido e separe uma pequena porção, do tamanho de 2 dedos, um bombom ou uma tirinha da barra. Nossa Nutri, mas isso é muito pouco! Lembre-se, não é sobre o que você come, mas sim como você come. Escolha o seu chocolate preferido e, ao invés de colocar porções grandes na boca, morda um pequeno pedaço. Com o chocolate na boca, não mastigue ainda, espere derreter um pouco. Note a textura, os diferentes sabores e só então comece a mastigar lentamente. E repita isto a cada pequena mordida, saboreando cada momento. Tenho certeza que isto vai te trazer novas sensações, você vai descobrir sabores que nem sabia que o seu chocolate preferido tinha! E ainda vai estar saciado com uma quantidade bem menor de chocolate”, finaliza.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo