Unidade própria do governo catarinense, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) registrou avanços em atendimentos, doações e transfusões de sangue realizadas no ano de 2024. A instituição é responsável por 98% do sangue coletado e distribuído aos hospitais e clínicas, públicos e privados do território catarinense. 5p2h6k
O número de transfusões de sangue cresceu 5% em 2024, representando o dobro do crescimento registrado em 2023. Conforme o Hemosc, foram mais de 160 mil candidatos à doação e mais de 139 mil doações realizadas. O tipo de sangue mais doado foi o O+.
Esse aumento foi impulsionado pela abertura de novos leitos hospitalares, mutirões de cirurgias e habilitação de procedimentos de alta complexidade em todo o estado.
O Hemosc conseguiu atender as demandas de sangue dos hospitais e clínicas de Santa Catarina em 2024 e também enviou mais de 900 bolsas de sangue ao Rio Grande do Sul, contribuindo para suprir a demanda de ambos os estados.
Segundo a diretora-geral da instituição, Patrícia Carsten, o aumento de doações de sangue é reflexo de ações contínuas de conscientização.
“Esse crescimento nas doações é resultado das campanhas realizadas ao longo dos anos pelo Hemosc, com parcerias e com a solidariedade e altruísmo do povo catarinense”, afirma.
Para quem deseja doar sangue, o Hemosc conta com sete hemocentros nas principais cidades do estado: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, ville e Lages. Além disso, há duas unidades de coleta localizadas em Jaraguá do Sul e Tubarão.
As doações são realizadas mediante agendamento prévio no site do Hemosc ou por telefone. No site, também é possível ar informações sobre os requisitos para doação, telefones e horários de atendimento de cada unidade.
Oeste fecha primeiro trimestre com menor taxa de desemprego de SC
Mapa divulga marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo