A Secretaria de Estado da Saúde e as secretarias municipais de saúde decidiram ampliar a idade da vacinação contra a dengue no estado. A decisão foi pactuada nesta quinta-feira, dia 6, na primeira reunião do ano da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). 3u474z
Ficou definido que os municípios que já aplicam a vacina contra a dengue em adolescentes de 10 a 14 anos, podem ampliar o público para os adolescentes de 15 e 16 anos.
Cada município deverá definir como será a ampliação da vacinação, levando em conta o quantitativo de doses disponíveis e a necessidade de garantir doses suficientes para a conclusão do esquema vacinal. Atualmente, as regiões Nordeste, Vale do Itapocu, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí e Oeste, que totalizam 76 municípios, possuem vacinas contra a doença.
“Essa é mais uma ação da Secretaria da Saúde juntamente com os municípios, de combate à dengue, a vacinação contra a doença está baixa e nós queremos imunizar o máximo de pessoas que pudermos ainda no verão. Nosso objetivo é um só: salvar vidas”, diz o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
Em 2024, a SES solicitou ao Ministério da Saúde a ampliação das vacinas para os municípios das regiões da Foz do Rio Itajaí, Extremo-Oeste e Xanxerê.
Atualmente, os índices vacinais contra a dengue estão em 43,95% com a primeira dose e 20,65% com a segunda dose.
O superintende de Vigilância em Saúde da SES, Fábio Gaudenzi, esclarece que os municípios já podem ampliar o grupo alvo. Ele ressalta que é preciso manter a reserva para a segunda dose, já que para que a vacina contra a dengue seja eficaz, é preciso a aplicação em duas doses com um intervalo de 90 dias.
Oeste fecha primeiro trimestre com menor taxa de desemprego de SC
Mapa divulga marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo