Dentista dá dicas de saúde bucal para curtir a folia de Carnaval com segurança 60o50

Especialista alerta para riscos de infecções bucais, como o sapinho, durante troca de beijos. 70275t

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

21/02/2025 09h29 - Atualizado em 21/02/2025 11h33 1u241w



O carnaval é uma das festas mais aguardadas do Brasil, atraindo milhões de foliões em todo o país. Em 2025, o Ministério do Turismo informou que cerca de 49 milhões de pessoas irmão participar das celebrações em blocos de rua, sambódromos e festas privadas em diversas cidades. 3v1d3j

Com tanta animação, é fundamental não descuidar da saúde bucal para aproveitar a folia sem preocupações. 

“Durante o carnaval, a troca de beijos e o compartilhamento de objetos podem aumentar o risco de transmissão de doenças bucais, como o sapinho, causado pelo fungo Candida albicans", alerta a dentista Fernanda Oliani.

Além disso, a profissional dá seis dias essenciais para curtir a folia em segurança. Confira abaixo:

1: Mantenha uma rotina de higiene bucal rigorosa

Fernanda orienta que seja feita a escovação dos dentes pelo menos três vezes ao dia com creme dental fluoretado e uso de fio dental diariamente. “Após as festas, redobre os cuidados: faça uma limpeza mais completa com escovação minuciosa e finalize com enxaguante bucal ou uma solução de água com bicarbonato de sódio para equilibrar o pH da boca e evitar a proliferação de bactérias”.

2: Modere o consumo de bebidas alcoólicas e doces

O excesso de álcool e açúcar pode causar cáries e prejudicar o esmalte dos dentes. Para minimizar os efeitos, a dentista orienta reduzir o consumo e manter uma alimentação equilibrada, incluindo frutas e vegetais que auxiliam na limpeza bucal.

Manter a higiene bucal ajuda a evitar infecções na boca (Foto: Freepik)

3: Hidrate-se constantemente

“O álcool e o consumo excessivo de cafeína podem causar boca seca, favorecendo o mau hálito e a proliferação de microrganismos. Beber bastante água ajuda a manter a boca hidratada, reduz a acidez e contribui para a remoção de resíduos alimentares”, orienta.

4: Evite compartilhar objetos pessoais

Copos, garrafas, talheres e até mesmo batons podem ser veículos de transmissão de vírus, fungos e bactérias, conforme Fernanda Oliani. “No carnaval, o risco aumenta devido às aglomerações. Evite compartilhar objetos para se proteger de infecções.”

5: Esteja atento aos sinais de infecções

Fernanda também pede atenção a sintomas como lesões brancas na boca, ardência, dor ou sensação de boca seca. Conforme a dentista, esses podem ser sinais do sapinho ou outras infecções bucais. “Se notar algo incomum, procure um dentista o quanto antes para diagnóstico e tratamento adequados.”

6: Carregue um kit de higiene bucal na bolsa ou pochete

Durante os dias de folia, tenha sempre por perto uma escova de dentes portátil, creme dental, fio dental e um enxaguante bucal sem álcool. "Essa prática simples ajuda a manter a higiene mesmo longe de casa e reduz os riscos de problemas bucais", sugere a especialista.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.