A Secretaria de Saúde de Abelardo Luz confirmou nesta quarta-feira, dia 12, um caso de dengue e outro de chikungunya no município do Oeste de Santa Catarina. Os dois casos são os primeiros de 2025 registrados em Abelardo Luz. 6n1d6d
Conforme o setor de Epidemiologia, o caso de dengue é de um homem de 48 anos, que está sob observação e segue em tratamento. Ainda não há confirmação sobre o local onde ele contraiu a doença, e o caso segue em investigação.
O caso de chikungunya é de uma jovem de 19 anos, que pode ter contraído fora do município, pois esteve em outras cidades antes de apresentar os sintomas, informou o município, em nota.
LEIA TAMBÉM:
"Com o aumento das notificações e a presença do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, a Secretaria de Saúde alerta a população sobre a importância de intensificar os cuidados para evitar a proliferação do vetor. Atualmente, o município registra 120 focos do mosquito”, afirma a nota.
“A principal recomendação é eliminar qualquer recipiente que possa acumular água parada, utilizar repelente e, sempre que possível, vestir roupas compridas para reduzir a exposição. Todos fazendo a sua parte, podemos vencer essas doenças”, completa o texto.
Dicas e ações para eliminar os criadouros do mosquito:
Oeste fecha primeiro trimestre com menor taxa de desemprego de SC
Mapa divulga marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo