Quando se trata da saúde infantil, diversos mitos ainda precisam ser esclarecidos. Um dos mais comuns é a crença de que andar descalço pode causar doenças, como gripes e resfriados. Mas será que isso é verdade? Especialistas afirmam que não. 4w4v3q
O pediatra Valderi Júnior explicou em entrevista ao site Cuidados pela Vida, que o sistema imunológico das crianças só amadurece completamente por volta dos 12 anos de idade. Por isso, é comum que fiquem doentes com certa frequência, o que gera preocupação nos pais. No entanto, ele reforça que andar descalço não é um fator de risco para infecções respiratórias.
“As infecções são causadas por agentes e esses agentes não aparecem porque você está descalço. Você tem que pegar a infecção de outra pessoa: existe o contato, o período de incubação, a manifestação clínica, a convalescença e, depois, você fica bem. Essa é a história natural de qualquer doença”, relata o médico.
O especialista ressalta que o problema pode ocorrer se a criança andar descalça em locais sem higiene adequada. Pisos sujos ou contaminados podem transmitir fungos, bactérias e parasitas, além de aumentarem o risco de ferimentos com objetos pontiagudos. Dessa forma, é essencial que os pais avaliem o ambiente antes de permitir que os filhos fiquem sem calçado.
Pegar chuva não causa gripe ou resfriado
Outro mito bastante comum é a relação entre a chuva e as doenças respiratórias. Segundo Valderi Júnior, tomar chuva não causa gripe ou resfriado. "Outra possibilidade é a criança estar em um ambiente fechado por causa da chuva e ficar mais aglomerada perto de outras pessoas. Se essas pessoas estiverem com doenças transmissíveis pelo ar, a criança poderá se infectar, mas não por conta da chuva”, acrescenta o pediatra.
Benefícios de andar descalço
Além de não causar doenças, andar descalço pode ser benéfico para o desenvolvimento motor infantil. O ortopedista Lúcio Mauro Trevisan afirma que a prática fortalece a musculatura dos pés e melhora a estrutura óssea.
"Andar descalço trabalha muito mais a musculatura e descarrega toda sua energia negativa. E eu vou te provar: toda criança com o pé chato, deve andar descalço, inclusive, na areia para fortalecer a musculatura e para formar o arco do pé”, comenta o ortopedista.
MPSC investiga instalação irregular de cabos em postes de Chapecó
Automóvel incendiado é encontrado abandonado nas margens de rodovia