A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que suspendeu a interdição do creme dental Colgate Total Clean Mint após recurso da marca. Com isso, o produto pode continuar sendo vendido. 1k472t
No entanto, mesmo com o novo anúncio na sexta-feira, dia 28, a Anvisa emitiu um alerta sanitário solicitando que os consumidores notifiquem o órgão caso tenham alguma reação adversa.
A interdição havia sido determinada na quinta-feira, dia 27, após avaliação de risco feita pela Anvisa, adotada diante da ocorrência de um número significativo de efeitos indesejáveis associados ao uso do produto, lançado em julho de 2024 com nova formulação.
Entre as queixas relatadas pelos consumidores estão lesões bucais, sensação de queimação, ardência, inflamação gengival e edema labial.
“A Agência recebeu relatos de eventos adversos que indicam que a presença na formulação da substância fluoreto de estanho, que tem conhecidos benefícios antimicrobianos e anticárie, pode estar associado a reações indesejáveis em alguns usuários.
A recomendação do alerta é para que os consumidores observem sinais de irritação e interrompam o uso do produto nessa situação. Caso o desconforto seja persistente é importante procurar um profissional de saúde. Já os profissionais de saúde devem monitorar sinais de alterações bucais, orientar os pacientes sobre possíveis reações adversas e recomendar alternativas para indivíduos sensíveis.
Os fabricantes devem garantir que a rotulagem contenha informações claras sobre possíveis reações adversas e instruções de uso adequadas”, diz um trecho do comunicado da Anvisa.
O que diz a marca
A Colgate confirmou que algumas pessoas podem apresentar "sensibilidade a certos ingredientes" da pasta de dente Colgate Clean Mint. A pasta é uma versão com a fórmula atualizada da Colgate Total 12.
Segundo a marca, pessoas com sensibilidade a compostos como fluoreto de estanho, presente no produto, podem ter reação.
“[...] Seguimos tomando todas medidas cabíveis para interagir com a Anvisa e demonstrar a segurança do produto. É importante reafirmar que o produto não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes - como fluoreto de estanho, corantes ou sabores. Nossas equipes estão preparadas para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Total Clean Mint com autoridades, profissionais, clientes e consumidores”, comunicou a marca em nota.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó