Anvisa volta a interditar creme dental da Colgate 5m1u6s

Compradores manifestaram reações adversas, como inchaço na boca e queimaduras. 4g5a4l

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

01/05/2025 15h09 5g564c



Creme dental Colgate Total Clean Mint tem venda novamente interditada pela Anvisa (Foto: Divulgação)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou novamente a venda do creme dental Colgate Total Clean Mint, que tinha deixado de ser vendido no dia 27 de março, após compradores relatarem efeitos adversos como inchaço nas amígdalas, nos lábios e na mucosa oral. 453z2w

A Colgate havia entrado com um recurso solicitando a suspensão da interdição, alegando que a pasta de dente não oferece riscos à saúde, mas que "algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes, como fluoreto de estanho, corantes ou sabores".

No entanto, segundo a Anvisa, a própria empresa retirou o recurso que havia solicitado. Em nota, a agência explica que a vigência da interdição cautelar referente ao produto foi retomada.

“A vigência da interdição cautelar referente ao produto Colgate Total Clean Mint, determinada em 27 de março deste ano, foi retomada. A medida estava suspensa em razão de um recurso da empresa, porém a própria fabricante retirou o recurso, que tinha efeito suspensivo sobre a interdição. Assim, a interdição do produto continua em vigor”, diz o texto.

A Colgate também divulgou uma nova nota sobre o caso (leia a íntegra abaixo). O texto diz que a decisão é em colaboração com a Anvisa pelo avanço das investigações. A empresa também frisa que “segue os rígidos padrões das agências regulatórias” e “acredita numa resolução oportuna do tema”.

Nota da Colgate

"A Colgate confirma que em 29 de abril de 2025 apresentou perante a ANVISA seu pedido de retirada do recurso contra decisão que determinou a interdição temporária do produto Colgate Total Clean Mint, implicando assim que a medida cautelar retoma a sua validade. A decisão da Colgate é incentivada pela colaboração contínua com a Anvisa e pelo avanço das investigações técnicas junto à agência. A empresa acredita numa resolução oportuna do tema. A Colgate reafirma a segurança e qualidade do seu produto Colgate Total Clean Mint, o qual segue os rígidos padrões das agências regulatórias. Seguimos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Colgate Total Clean Mint por meio do nosso canal oficial de atendimento."


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.