A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou, na última quinta-feira, dia 9, a aprovação de um Plano de Ação, para aprimorar a fiscalização relativa à utilização e comercialização de dispositivos ilegais do tipo TV Box. 6gz5b
O Plano prevê o bloqueio ou redirecionamento de tráfego de conteúdo e chaves de criptografia do Serviço de o Condicionado (SeAC), as chamadas TV por , nesses aparelhos.
O objetivo é atuar de maneira mais rápida, compatível com a agilidade dos fornecedores dos produtos clandestinos. Conforme a Anatel, a expectativa é impedir ou prejudicar de forma significativa o funcionamento desses equipamentos, desestimulando o uso.
Entre as metas da agência estão:
• reduzir os riscos às redes de telecomunicações causados por aparelhos não homologados;
• aumentar a segurança física e de dados dos usuários;
• reduzir a atividade clandestina de provimento de por entidades ou pessoas físicas não outorgadas;
• melhorar o equilíbrio competitivo do mercado audiovisual pela redução de ofertas irregulares de conteúdo advindo de s.
Os riscos aos usuários e às redes de telecomunicações foram os grandes motivadores para o desenvolvimento do Plano.
Riscos de software malicioso
Estudos de engenharia reversa da Anatel, realizados entre maio de 2021 e dezembro de 2022, constataram a presença um software malicioso, o malware, capaz de permitir que criminosos assumam o controle do TV box para a captura de dados e informações dos usuários, como registros financeiros ou arquivos e fotos que estejam armazenados em dispositivos que compartilhem a mesma rede.
Técnicos da Agência também verificaram nos testes que o malware permite a operação remota de aplicativos instalados e a realização de ataques de negação de serviço distribuídos, com riscos a instituições públicas e privadas que utilizam redes de telecomunicações.
Outras opções
De acordo com a Anatel, para os usuários desses equipamentos irregulares, o órgão lembra que, conforme decisão de 2020, canais de televisão fechados podem ser assinados e ados legalmente pela internet. Com isso, cresceu a disponibilidade de ofertas legítimas mais íveis para os consumidores desses conteúdos.
Confira dicas para comprar um carro usado sem ter dor de cabeça
Aposta de Xanxerê fatura mais de R$ 60 mil na quina da Mega-Sena
Ventos em SC chegam a quase 80 km/h; instabilidade antecede frio