Chapecó e outras 16 cidades de SC integram lista para implantação de 5G 1m576h

Até o momento, 682 municípios do Brasil foram liberados para utilizar a tecnologia 633p17

Por Jhonatan Coppini 21u1q

23/03/2023 08h43 3ly2p



Rede 5G está chegando aos poucos em municípios brasileiros (Foto: Gerd Altmann/Pixabay)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta quarta-feira, dia 22, que mais 195 municípios brasileiros receberão a implantação da rede 5G no Brasil. Dezessete cidades são de Santa Catarina, incluindo Chapecó, maior município do Oeste catarinense (veja a lista logo abaixo). 245h16

De acordo com a Anatel, a partir da próxima segunda-feira, dia 27, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar o licenciamento e ativação de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz.

Até o momento, 682 municípios do Brasil foram liberados para utilização da faixa de 3,5 GHz por estações do 5G standalone, atingindo o total de 122,6 milhões de brasileiros, que corresponde a 57% da população.

A Anatel lembra que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. “A instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora”, destaca.

5G

Como o nome sugere, o 5G é a quinta geração de internet móvel. A tecnologia estreou prometendo entregar taxas de transferência de dados de 10 a 100 vezes mais veloz que o 4G.

Municípios de SC que receberão 5G

▪ Balneário Camboriú

▪ Blumenau SC

▪ Bocaina do Sul

▪ Camboriú

▪ Capão Alto

▪ Chapecó

▪ Cocal do Sul

▪ Criciúma

▪ Guabiruba

▪ Guatambú

▪ Ilhota

▪ Lages

▪ Luiz Alves

▪ Otacílio Costa

▪ Palmeira

▪ Presidente Nereu

▪ São João do Itaperiú


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.