Trecho da BR-101 fica bloqueado após queda de barreira e afundamento de pista em SC 6e666y

Confira rotas alternativas para ar a região. 425y21

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

15/04/2024 09h09 - Atualizado em 15/04/2024 09h12 1565



Trecho do Morro dos Cavalos está interditado em SC (Foto: Defesa Civil de Palhoça)

O trecho da BR-101, no Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis, segue totalmente interditado nesta segunda-feira, dia 15, após queda de uma barreira e afundamento da pista provocados pela chuva que acontecem desde sábado, dia 13, no Litoral catarinense. A rodovia é a principal conexão entre o Sul de Santa Catarina e o restante do estado. 4h4h49

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não há previsão de liberação, entretanto, os órgãos de infraestrutura estão trabalhando para possível liberação, ainda que de forma parcial. Às 5h30 desta segunda-feira, a fila sentido Porto Alegre era de 14 km. No sentido oposto, chegava a 8 km. A recomendação da PRF é evitar a região.

De acordo com a Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pela rodovia, o bloqueio aconteceu no Km 229, sentido Sul, e no Km 234, sentido Norte, por volta das 22h30 de sábado.

Rotas alternativas

Entre as rotas alternativas estão a BR-282 e a BR-116, confira abaixo:

Sentido Sul: no km 215 da BR-101, e a BR-282/SC. Siga até Lages, quando poderá ar a BR-116/SC e prosseguir até Caxias do Sul/RS. Na sequência, e a BR-453 e dirija até Terra de Areia, quando poderá adentrar na BR-101/SC.

Sentido Norte: ar a BR-453 em Terra de Areia/RS, seguir até Caxias do Sul/RS, quando poderão adentrar na BR-116. Seguir pela BR-116 até Lages/SC e, na sequência, entrar na BR-282/SC até Palhoça, quando poderá ar a BR-101/SC.

Trecho alternativo recomendado pela Arteris (Foto: Divulgação/Arteris Litoral Sul)

Estragos no estado

A chuva também provocou estragos em outras cidades do estado. Em São João Batista, uma ponte de concreto foi interditada após uma enxurrada atingir o interior da cidade. Em São José, diversos bairros ficaram alagados.\

A situação se repetiu em Biguaçu, Florianópolis, Palhoça e Garopaba. Na Grande Florianópolis, aulas em escolas foram suspensas e moradores foram levados para abrigos.

Previsão

Conforme a Defesa Civil, nesta semana, o mar segue agitado nas áreas da Grande Florianópolis ao Litoral Sul, com ondas de nordeste/leste entre 2 metros e 2,5 metros, com picos de até 3 em alto mar.  

A circulação marítima começa a perder força, mas ainda são esperados períodos de nebulosidade e chuva nas áreas litorâneas, permanecendo o risco moderado a alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos. 


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.