O verão deste ano no Brasil contará com uma maior oferta de voos. A ação faz parte do programa “Conheça o Brasil: Voando”, um esforço conjunto entre o Ministério do Turismo (MTur) e a iniciativa privada do segmento para aumentar a conectividade na época mais quente do ano e de maior movimento nos destinos brasileiros. 86c5r
A empresa aérea Latam organizou três mil voos extras para todo o mês de janeiro. Os destaques são para os estados da Bahia (562 voos extras), Santa Catarina (538), Brasília (DF) (532), Ceará (240) e Pernambuco (234). O objetivo é atender os cerca de 7,3 milhões de ageiros que a companhia espera transportar, uma alta de 17% ante o mesmo período 2022/2023.
A oferta da companhia aérea para Santa Catarina contempla viagens para Florianópolis, Jaguaruna, ville, Navegantes e Chapecó.
Já a Azul Linhas Aéreas realizará 2,7 mil voos extras até o início de fevereiro, sendo 52% das viagens na região Nordeste (1.419). As frequências que sobressaem ficam por conta das conexões de Campinas (SP) a Fortaleza (174 voos extras), de Recife (PE) a João Pessoa-PB (172) e de Campinas para Maceió (AL) (112). Já o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG), terá novas rotas rumo a Santarém (PA), Navegantes (SC) e Foz do Iguaçu (PR).
A GOL, por sua vez, vai operar 20,8 mil voos somente em janeiro, um aumento de 11% na comparação com outubro de 2023. As principais conexões serão entre o estado de São Paulo e as cidades de Salvador, Recife, Maceió e Ilhéus (BA); de Porto Seguro (BA) e de Fortaleza para São Paulo e de Belo Horizonte rumo a Salvador, bem como viagens entre Buenos Aires (Argentina), Florianópolis e Rio de Janeiro e Brasília-Miami, nos Estados Unidos.
O programa “Conheça o Brasil: Voando” é uma parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e empresas do setor, que tem o objetivo de envolver ações para estimular viagens, como a adoção do “stopover”. A modalidade, já oferecida pela GOL e a Latam em Brasília (DF) e São Paulo (SP) permite que, com apenas uma agem, clientes conheçam uma localidade intermediária antes de seguir ao destino final.
Um levantamento da Embratur revela que o Brasil voltou ao patamar pré-pandemia quanto ao número de voos ofertados. Em 2019 e 2023, o número chegou a 64,8 mil viagens, cifra também 40% maior que a registrada no ano de 2022, quando a disponibilidade chegou a 46,2 mil. Além disso, entre janeiro e novembro, o país teve um acréscimo de 152 novos voos, incluindo rotas que haviam sido suspensas durante a pandemia.