Uma tradição alemã que acontece no município de Guabiruba, no Vale do Itajaí, tem chamado bastante a atenção, principalmente de quem não conhece a cultura. Nesta quarta-feira, dia 1°, mais de 50 moradores ergueram, através de métodos antigos, uma árvore de 1 tonelada e 21 metros de altura. 1ua3s
A atividade faz parte do "maibaum", a árvore de maio, tradição que veio diretamente da Alemanha. A cada cinco anos, os moradores trocam o tronco, colocado na entrada do município.
Já é a quarta vez que a cidade faz isso. Eles escolhem um eucalipto e exibem na entrada da cidade, para recepcionar os visitantes.
Na tradição, a cada cinco anos os moradores saem à procura da "árvore perfeita", que precisa ser reta e maior do que a anterior, que tinha 20 metros.
Após ser preparada com produtos antifúngicos, lixada e pintada, ela fica pronta para ser inserida no tradicional local, tornando-se um ícone da cidade.
A "maibaum" é formada por um mastro de madeira pintado de branco e azul em forma espiral, que é erguido sem ajuda de força mecânica sempre no primeiro dia de maio, como símbolo de organização e união.
Para seguir a tradição de troca do tronco a cada cinco anos, a nova árvore é colhida no ano anterior e preparada com a poda dos galhos para, posteriormente, ser pintada com as listras brancas e azuis, como pede a tradição.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste