Mais de 3 milhões de turistas são esperados na temporada de verão em SC 6t4r4x

Governo do estado lançou Estação Verão 2024/2025 nesta segunda-feira. 633h29

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

17/12/2024 10h58 155m2z



Operação terá envolvimento de 7 mil agentes de segurança (Foto: Eduardo Valente/GOVSC)

Santa Catarina tem expectativa de receber 3,1 milhões de turistas ao longo desta temporada de verão, entre dezembro de 2024 e março de 2025. O governo do estado lançou segunda-feira, dia 16, a Estação Verão 2024/2025, com o anúncio de reforços na segurança pública e investimentos para o atendimento dos visitantes. O período vai até o dia 5 de março do ano que vem. 6m3547

Policiais bilíngues

Entre as iniciativas, destaca-se a criação da Polícia do Turismo, uma ação conjunta entre a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e a Secretaria de Turismo (Setur). Policiais bilíngues, identificados por braçais específicos, oferecerão atendimento especializado a estrangeiros, facilitando a comunicação e reforçando a segurança em praias e balneários.

De acordo com o governo catarinense, R$ 92 milhões serão investidos na operação, que terá o envolvimento de 7 mil agentes de segurança. A operação ainda será apoiada por 3.192 viaturas, 459 motocicletas, 163 embarcações e 6 helicópteros, cobrindo uma extensa faixa litorânea de 560 km e 33 cidades.

O efetivo é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica, Polícias Militar e Civil. Só de bombeiros, 470 profissionais vão atuar todos os dias em 33 municípios do Litoral.

Com novos voos internacionais conectando cidades como Buenos Aires, Montevidéu, Lisboa e Santiago, Santa Catarina prevê um aumento de 23% no número de ageiros em relação à temporada anterior, tanto em voos nacionais como internacionais.

Santa Catarina também prevê a vinda de 427 mil famílias com o fluxo de cruzeiros — crescimento de 15,41% em relação à temporada anterior. Os números incluem 121 escalas (+16,35%) e 30 navios (+105%).

Operação foi lançada segunda-feira em Florianópolis (Foto: Eduardo Valente/GOVSC)

Infraestrutura de água e energia

A Casan e a Celesc também apresentaram ações de reforço para garantir a manutenção do fornecimento de água e energia nas cidades que veem sua população aumentar de forma significativa no verão. Juntas, as estatais estão investindo quase R$ 2 bilhões em obras estruturantes.

Mobilidade e saúde

Será realizada a instalação de câmera para videomonitoramento no “Morro das Madeireiras”, entre os trevos de entrada do bairro João Paulo, na SC-401 (Florianópolis), em ação que prevê um melhoramento nas ações da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) na mobilidade da região. O acompanhamento será realizado em tempo real.

A ação, que será feita através de contrato firmado exclusivamente para esta finalidade, também ocorrerá na cabeceira das pontes de o e saída da Ilha de Santa de Catarina. Haverá operação de guinchos para remoção de veículos que atrapalhem a mobilidade, como forma de agilizar a liberação do trânsito nos casos de acidentes ou problemas mecânicos nas vias em questão.

Outra ação é a criação de recuos na SC-401. Serão realizados serviços de terraplanagem, possibilitando áreas de “escape” para que os veículos acidentados ou com problemas mecânicos se destinem a esses locais.

Também ocorrerá restrição de trânsito de veículos pesados na SC-401, em horários específicos, para reduzir o impacto na mobilidade.

No âmbito do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), haverá a ampliação de um posto de atendimento 24 horas em Balneário Camboriú e a introdução de motolâncias nos municípios de Balneário, Itapema e Itajaí. Também será implantada uma nova Unidade de e Avançado em Itapema para aprimorar a resposta a emergências médicas na região.

O estado atuará nas cidades litorâneas nesse período com 31 ambulâncias de e básico, 13 ambulâncias de e avançado, 6 motolâncias, 3 unidades de e avançado aéreas e um avião com e avançado.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.