Ministério do Turismo cancela cadastro da Hurb e empresa é proibida de vender pacotes flexíveis 4z2o3n

Agência de viagens enfrenta denúncias por descumprimento contratual e alto volume de reclamações. 64v5b

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

17/04/2025 14h50 681t2g



O Ministério do Turismo anunciou o cancelamento do cadastro da empresa Hurb (Hotel Urbano Viagens e Turismo S.A), uma das principais agências de viagens digitais do país. A medida foi publicada na última segunda-feira, dia 14, no Diário Oficial da União, e agrava a situação jurídica e operacional da companhia, que agora está formalmente impedida de atuar no setor turístico brasileiro. 6o6c3t

A empresa, conhecida por disponibilizar pacotes de viagens nacionais e internacionais com preços muito baixos, vem enfrentando uma avalanche de denúncias e reclamações, tanto em órgãos de defesa do consumidor quanto na Justiça, por não cumprir os contratos firmados com os clientes.

Site oficial da Hurb já não disponibiliza mais pacotes de viagens (Foto: Divulgação)

A decisão do Ministério é um desdobramento direto das apurações conduzidas pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Após mais de 12 meses de tentativas frustradas de firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), a Senacon concluiu que a operação da empresa é inviável sob os pontos de vista técnico, operacional e financeiro.

Além do cancelamento do cadastro, a Senacon determinou, por medida cautelar, a suspensão da venda de pacotes de viagem com datas flexíveis, pacotes de mês fixo ou similares — produtos que eram amplamente ofertados pela empresa. A comercialização só poderá ser retomada caso a Hurb comprove capacidade econômico-financeira suficiente para cumprir os contratos já firmados com os consumidores.

Caso a empresa descumpra a medida, está sujeita a multa diária no valor de R$ 80 mil. A Hurb tem agora um prazo de 10 dias corridos, a partir da publicação da decisão, para apresentar recurso.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.